O Som do Carnaval

Carnaval é uma das festas mais representativas do mundo. Foi originada no Entrudo Português, que consistia em: jogar água, ovos e farinha, uns nos outros, significando a liberdade e antecedendo a Quaresma.

O costume entrou em declínio em 1854 e deu lugar a uma nova espécie de festa, o atual Carnaval.

Compondo-o, está o ritmo forte e dançante que marca grandemente o evento através da percussão juntamente a outros instrumentos. Alguns deles:

Tan-tan: O Tan-tan é um tipo de tambor, criado 

 

no Brasil e assemelha-se ao Atabaque.
Apoiado na cintura, para tocá-lo é necessário bater com a 
palma da mão, sem encostar os dedos, marcando o ritmo do pagode e presente nas escolas de samba.

 

 

Pandeiro: Símbolo do Samba, instrumento consagrado, além do som da mão batendo na membrana, ainda marca a musicalidade com o balanço das soalhas.Instrumento de origem árabe, chegou aos trópicos.

Violão: Instrumento mais do que popular, é usado em todo tipo de música. Nas rodas de samba, suas seis cordas dedilhadas fazem a música ganhar melodia.

Tamborim: Pequeno e de som agudo, pertence a família dos Tambores. De origem africana, também é encontrado em orquestras de músicas eruditas.

Cuíca: Apesar de ter a aparência de um tambor, seu som é produzido pela mão posicionada na

parte interna do instrumento, produz um som diferente, emitido pela fricção e não pela percussão.

 

 

Uma vareta, fixa dentro e no centro do instrumento, é friccionada com um pano úmido, ao vibrar, faz que membrana que fecha o instrumento, vibre também. Do lado de fora, a mão do músico que está na parte externa, controla as notas musicais com a ponta dos dedos.

Cavaquinho: De quatro cordas e som agudo, o cavaquinho é de origem portuguesa, passou por modificações na Madeira e desenvolveu-se no Brasil chegando a seu formato atual.Agora sim você pode dar o start no seu Carnaval, conhecendo um pouco de alguns instrumentos que formam esta festa, aproveite, monte seu bloquinho, forme sua bateria e aproveite esta festa Brasileiríssima de corpo e alma.

E claro, aproveite as ofertas Sonkey para esta grande Festa! Sonorize seu Carnaval! Visite nossa Loja!

Rua Senador Souza Naves, 9 – Londrina – Paraná / (43) 3377-6800.

Esperamos por você!

 

 

Responda

*

code